Reflexivo, espiritual, religioso - O paradoxo das Escadas
Um ciclo continuo de evolução pela reflexão

Por Jiddu DoValle
Todas as outras áreas de equilíbrio convergem a este último ponto. Devemos ter como objetivo sempre fazermos uma avaliação do nosso dia a dia, um parâmetro de realizações que podem ser boas ou más e, para sabermos disso é necessário um momento de reflexão, por meio da espiritualidade, religião, método próprio ou por mentores.
Para que possamos evoluir temos que identificar nossos acertos e erros, com isso também trazemos ao nosso costume a sensação de realização. Talvez você já tenha passado anos sem guardar memórias claras, com a estranha sensação de que não está vivendo. Isso acontece quando não conseguimos perceber e absorver as pequenas realizações, conquistas ou oportunidades de crescimento que cada novo dia nos traz.
Quando temos a sensação de que não estamos vivendo, é porque não estamos nos concentrando no hoje, ou por vivermos com os olhos voltados para o futuro, ou sempre revivendo o passado. Nos dois casos, corremos um grande risco, pois viver sempre pensando no futuro gera ansiedade e frustração, já que não há como prever o que virá, porque é algo incerto e pode mudar a qualquer momento. Viver com olhos no passado pode gerar depressão, porque não há como mudar o que já aconteceu, nem fazer com que tudo passe a ser como antes, e é muito difícil lidar com a sensação de impotência diante deste fato. O resultado disso é a sensação de uma vida vazia, sem o desfrute de suas conquistas, não por que nada foi feito, mas porque não houve um ato reflexivo para cada atitude do seu dia. Seja uma melhora em sua condução veicular, seja uma frase bem colocada, a ajuda ao próximo ou encontro com alguém novo, sempre celebre as pequenas conquistas.
A proposta é que passemos a viver intensamente sem o assombro do passado, nem do saudosismo e nostalgia. O proposito é que possamos manter o equilíbrio com este último ponto de reflexão e é o que permite nos direcionar e nos corrigir para que dia após dia possamos nos manter em equilíbrio em todas as outras áreas: saúde, profissional, relacionamento, intelectual e sócio-ambiental.
De fato, para sabermos se estamos em equilíbrio, devemos concentrar nossa atenção no que ocorreu no nosso dia, o que nos fez sentir prazer e nos deixou felizes, o que nos magoou e nos deixou desanimados, para que hoje possamos ver o quanto conquistamos e temos que melhorar amanhã.
Um ciclo evolutivo e de sucesso até o ponto que possamos antecipar os acontecimentos, antecipar nossas sensações do amanhã, antecipar nossas realizações, que reflitamos cada dia com mais sabedoria nas ações realizadas e nas próximas. Como no xadrez, vivenciaremos diariamente nossas conquistas e projetaremos novas para amanhã, o SULREAL, o além da realidade, e poderemos praticar o ato de sermos VISIONÁRIOS, refletir para melhorar, refletir para realizar, uma pratica continua de realizações do ser social e do ser espiritual.
Quem pode nos ajudar neste processo de busca reflexiva?
Alguns dos nossos mentores poderão te ajudar
Fabio Marques
Milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas em aventuras de sucesso e realização pessoal.
Conrado Adolpho
Transformando pessoas comuns em empreendedores extraordinários.
Tony Robbins
“Eu sou este aqui. E minha vida é esta. E isto vai ser o que eu vou fazer. Nada vai me impedir de atingir meu destino. Não serei privado do meu destino!”
As 5 Forças da Evolução para alcançar o Sucesso
Mindset avançado - Conrado Adolpho
"Por que fazemos o que fazemos?"
Veja também no NETFLIX o filme Tony Robbins - Eu não sou seu guru









