Responsabilidade Socioambiental
A cultura reflete o ambiente



Ter Responsabilidade Socioambiental significa viver em comunidade, em sociedade, tendo como objetivo principal desta convivência, a promoção do bem-estar de todos, por meio de um ambiente em equilíbrio que forneça as condições necessárias para o constante desenvolvimento sustentável.
O ambiente é resultado das ações geradas pela interferência da cultura de uma sociedade. Ele nada mais é do que a reprodução dos valores transmitidos por meio desta cultura.
Para que nosso ambiente esteja em equilíbrio, devemos mudar nossa cultura, o que significa mudar a nós mesmos. Vivemos em um país naturalmente rico, cercado de belezas naturais e de recursos aparentemente infinitos, ao menos era isso que pensávamos a poucos anos. Estudos recentes apontam a possibilidade do fim dos recursos naturais em aproximados 40 anos, isso significa o fim do petróleo, do gás natural, das florestas, dos animais, dos alimentos, da água e de nós. Estamos caminhando em direção ao nosso fim, e apenas duas pessoas podem mudar isso: VOCÊ e EU!
Partindo dos princípios básicos de certo e errado e do bem ao próximo, fica mais do que claro o que você e eu temos que fazer: Devemos fazer a coisa certa! Quando entendemos que o fim dos nossos recursos de vida acontece porque nós somos irresponsáveis na maneira de gerir estes recursos, percebemos que antes de tudo, temos que mudar a forma como enxergamos nossas ações, pois elas, por menores que pareçam, são as responsáveis por todos os estragos que causamos.
Somos seres geradores de influência, e a principal forma de influenciar é por meio do exemplo, da ação, do espelho. Sejamos, portanto, o espelho da sociedade na qual queremos viver, e desta forma, assumindo sua responsabilidade, você e eu seremos capazes de transformar nosso ambiente, e nossa vida como um todo.





