top of page

Conceitos principais do marketing

  • jidduvc
  • 10 de set. de 2015
  • 4 min de leitura

Para entender como funciona o processo de venda, da escolha do público ao momento da aquisição do produto, é importante entender alguns conceitos principais que estão relacionados ao marketing. Mas, você sabe o que é marketing?

De acordo com Philip Kotler, um dos maiores nomes do Marketing até hoje, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro, por meio do qual se identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. É portanto um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Em outras palavras, Marketing é estudo de todos os fatores que envolvem uma relação comercial e, com base neles, determina as ações mais eficientes para se atingir o público desejado. O marketing fixa as diretrizes para que se crie uma ação publicitária, assim como um processo de análise, do público, produto específico, preço atribuído, região alvo, concorrência, tendências de mercado e tudo que pode influenciar a venda, positiva ou negativamente. Dentro deste estudo, existem diversos termos fundamentais, como os termos clássicos de publicidade e propaganda. Em alguns dicionários é possível encontrar estes dois termos como sinônimos, mas dentro do marketing, eles são bastante diferentes.

O significado no dicionário para a palavra publicidade é: deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de tornar público um fato, uma ideia.

No mundo empresarial, a publicidade é uma ação que vai gerar algum tipo de divulgação ou propagação a empresa, mas não terá um custo em dinheiro. Quem faz a publicidade não está recebendo pagamento e geralmente, a faz de forma espontânea.

Imagine que você possui um Blog sobre culinária e, durante o passo a passo de uma receita, você indica um produto que sempre utiliza e do qual gosta muito. O púbico que acompanha este blog certamente vai adquirir o produto, e você, estará alavancando as vendas da empresa sem receber qualquer tipo de pagamento. Na publicidade, será expresso o ponto de vista pessoal daquele que fala do produto.

Já a propaganda tem a seguinte definição: a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto. A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento desta."

Propaganda é, portanto, uma ação comercial que sempre terá algum tipo de custo e vai passar a mensagem expressamente objetivada pela empresa. É realizada de forma impessoal, com o objetivo de alavancar as vendas de determinado produto/ marca. Aqui o escolhido para fazer a propaganda vai falar diretamente do produto, indicando seu uso, mas sem expressar sua opinião pessoal e em troca, receberá algum tipo de pagamento. Como exemplo, temos os comerciais veiculados pela televisão e internet.

Agora que definimos os termos principais, vamos destacar algumas ferramentas bastante utilizadas para se atrair o público alvo:

A Blitz: É uma ação comercial in locco e muito específica, com o objetivo de atingir uma região e público pré-definidos. Geralmente monta-se uma estrutura provisória, contrata-se pessoas que passem a mensagem sugerida ou desejada pela empresa, e estas fazem a divulgação do produto ou serviço a ser destacado. É fundamental saber que a Blitz tem data para começar e terminar, e costuma ter duração entre 1 e 7 dias, raramente sendo superior a este período.

A parceria: É uma ferramenta muito eficiente e uma das mais vantajosas disponíveis no mercado pois, com ela, todos ganham de alguma forma e com custo quase 0. No mundo comercial, a parceria pode ser definida como o laço entre duas empresas de segmentos de alguma forma relacionados, onde ambas, divulgarão a seus clientes o produto ou serviço da empresa parceira, indicando sua preferência. É uma ferramenta eficiente porque o cliente recebe uma indicação direta de uma empresa na qual já confia, então sua credibilidade se estende ao parceiro, e a assertividade será muito maior.

O custo geralmente é muito baixo ou inexistente, pois a divulgação é feita diretamente a carteira de clientes já existente e geralmente, e de forma particular. Como um exemplo simples, imagine que você tem uma loja de materiais para construção. Um cliente muito antigo chega a loja e compra produtos para uma reforma. Você tem um parceiro que é pedreiro então indica este profissional. Caso ele ainda não tenha um pedreiro de confiança, a chance de seu cliente optar pela contratação do parceiro indicado por você será de 80%, pois sua credibilidade se estende ao seu parceiro.

Benchmarking: é o estudo de metodologias e cases de sucesso de uma empresa concorrente, para melhoria do próprio processo interno ou externo. O empreendedor analisa o que deu certo para o concorrente, e aplica em sua empresa.

Mark-up: é a relação entre preço de custo e de venda de um produto. A diferença entre custo e revenda.

Trademark: É a marca registrada que define uma empresa. Pode ser um símbolo, uma marca, slogan, etc.

Outsorcing: É a terceirização de atividades de uma empresa. Geralmente estão ligadas a atividade meio ou área específica.

Start up: São empresas ainda em desenvolvimento, que já possuem um produto, mas geralmente com o processo de venda em estágio inicial. Nesta fase, os ganhos são inexpressivos ou inexistentes.

know how: É a expressão usada para alguém que sabe fazer, que conhece um determinado processo específico, ou tem conhecimento valioso ligado a atividade da empresa.

Workshop: É uma reunião de grupos para discutir sobre um produto ou ação de interesse comum.

Just-in-time: É uma técnica muito utilizada atualmente, que se refere a trabalhar sem nenhum estoque excedente, utilizando somente aquilo que certamente será necessário, evitando qualquer tipo de desperdício.

Core business: É a definição clara da atividade fim de uma empresa. Todos os esforços serão concentrados nesta atividade principal, e o restante dos processos devem ser terceirizados, assim potencializando resultados positivos.

Networking: É uma rede de relacionamento, seja ela em qualquer grupo social ou área, é por meio destas redes que se torna possível a consolidação ou ascensão eficiente de uma empresa ou pessoa.

 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
  • Facebook Basic Square
Siga nos
Procure pelas tags

11 96457-2797

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2009 by 7Equilibrium created by A.Jackley

bottom of page